segunda-feira, 23 de março de 2015

Qualquer Terreno

O fusca é um carrinho valente que encara qualquer terreno, é comum você encontrar estradas de chão quando viaja para o interior ou sair para passear em alguma chácara mais afastada da cidade, estas estradas de chão ficam lamacentas e o fusquinha não tem preguiça para encarar.

Fusquinha cortando a água














Com sua tração traseira o fusca não tem problemas em andar na neve.














Andando por estradas do interior no meio da mata, o fusca se sente em casa kkkk












domingo, 22 de março de 2015

Passeio em Santa Felicidade

Hoje acordei cedo dei partida no herbie, e fui passear em santa felicidade.

Vinhos Durigan
Santa Felicidade, uma região famosa de Curitiba pelos seus restaurantes e pela preservação da cultura trazida pelos imigrantes italianos.
Em sua formação histórica, recebeu um grande número de colonos vindos do norte da Itália, especialmente das regiões de Vêneto e Trento.



Restaurante castello trevizzo


A gastronomia e o carro chefe de santa felicidade, mas tem lojas de artesanato também.











Restaurante madalosso




Em Santa Felicidade está localizado o maior restaurante da América Latina, restaurante Madalosso.

quinta-feira, 12 de março de 2015

Troca do cabo da embreagem do fusca

Ola pessoal,
estava andando com meu fusca, e notei que o pedal da embreagem estava ficando cada vez mais baixo.
Conforme eu ia andando a cada pisada na embreagem ficava mais baixo, então resolvi olhar embaixo do fusca e tentar ajustar a porca borboleta do cabo.
                                                     
Cabo de embreagem





Notei que o cabo de embreagem estava desfiando.
Você vai precisar de um alicate de pressão e uma chave combinada 17 e o cabo novo, se tiver graxa para passar no cabo ajuda, eu utilizo graxa azul.
Esta parte do cabo que está desfiada, fica difícil para passar pelo cano, eu cortei a outra extremidade do cabo que é fixado na pedaleira, e retirei o cabo velho por traz.
O alicate de pressão você utiliza para travar o cabo enquanto retira a porca borboleta.






Para trocar o cabo você precisa levantar o fusca, mas não tire a roda para sua segurança. Deixe o freio de mão puxado, o fusca sempre desloca um pouco quando você está levantando com o macaco, baixe o fusca reposicione o macaco e levante novamente.





Comprei este cabo, que custou 10,00 reais não sei se a marca é boa, mas não encontrei nada em minhas pesquisas sobre qualidade de cabo de embreagem, se tiver alguém que conhece uma marca boa que já está em uso por vários anos sem arrebentar compartilhe por favor.





Aproveite para fazer uma limpeza no local onde é fixado a pedaleira, costuma aparecer ferrugem neste local, raspe o local e passe um anti ferrugem, eu recomendo este da foto, já testei é muito bom.








Depois que você passar o cabo, amarre o pedal da embreagem para ficar suspenso, se o pedal cair o cabo se solta da pinça. Algumas pessoas amarram a ponta do cabo com arame para que ele não escape na hora de parafusar a pedaleira.
Não é necessário prender o cabo com arame na pedaleira, depois que o cabo estiver esticado ele não solta.



Este cano de borracha é o flexível da embreagem, é bom trocar também, ele deve ter uma pequena curva, caso contrário o fusca fica trepidando quando for arrancar.
Depois de fixar a porca borboleta, desamarre o pedal da embreagem, ajusta a altura do pedal na porca borboleta se necessário.
De algumas pisadas forte no pedal da embreagem, para o cabo se ajustar.
Aproveita e já verifica o cabo do acelerador.
Realizei a troca em uma hora sozinho, mas se você tiver um amigo para ajudar fica mais fácil.

domingo, 8 de março de 2015

Primeiro Carro

Nosso primeiro carro a gente nunca esquece, o meu foi um SP II
Foi o que eu podia comprar na época com meu trabalho, foi em 1993 tinha 23 anos, e este carro não tinha valor naquela época, porque só podia levar duas pessoas kkkkk.

volkswagen SP II
Motor 1.7 original de fábrica carburação dupla e caixa longa.
Não é puma, este tem carroceria de metal o puma é fibra.

Freio do fusca

Ola Fusqueiros,
tenho um fusca 79, antes que apresentasse problemas resolvi dar manutenção no sistema de freios.
Meu fusquinha estava com o cilindro mestre do modelo antigo, resolvi colocar o modelo original dele que é duplo, e a diferença do cilindro simples para o duplo era somente de 10 reais.



Uma das saídas do cilindro mestre foi tampada com um parafuso modelo utilizado para sangrar os freios. Utilizei este parafuso porque no meu caso só tem um interruptor de freio, e o original vai dois.




Você pode utilizar o cilindro mestre VARGA ou ATE, que são marcas confiáveis.
O reservatório de óleo de freio foi trocado também, porque vai duas mangueiras, o modelo simples vai somente uma mangueira.
Tive que trocar o tubo mestre que leva o fruído de freio para rodas traseiras, ele costuma apodrecer ou trincar próximo a pedaleira.
Este tubo mestre você passa da dianteira do fusca para trás, tampe a ponta do cano com fita adesiva ou isolante para não entrar sujeira no cano quando for passar pelo furo da carroceria.

Cilindro mestre de freio instalado, note que vai duas mangueiras para levar o fruído até o cilindro.








Reservatório de fruído de freio para cilindro mestre simples.










Reservatório de fruído de freios para cilindro mestre duplo, osb: eu passei uma tinta no fusca antes de instalar.








Notem: Se trocar o cilindro mestre de freios de corpo simples por um de corpo duplo, tem que trocar também este pino que é preso na pedaleira e que aciona o cilindro mestre. O modelo mais curto visto na foto, é utilizado no cilindro mestre de corpo duplo.